Que a pandemia do COVID-19 declarada pela OMS impactará de forma contundente as pequenas e médias empresas, não há dúvidas, mas existem caminhos que podem manter a comercialização de produtos e serviços.

Nós analisamos muitos cenários, conversamos com muitos clientes e pesquisamos inúmeras possibilidades para que a micro e pequena empresa, tenha chances reais de continuar gerando receitas, mesmo durante essa lamentável e assustadora crise.

São 10 formas que se aplicadas podem servir como alternativas para vender seus produtos e serviços mesmo durante esta crise.


Veja abaixo e experimente todas, ou as estratégias que fizerem sentido para seu negócio:

# Planejar juntos
Seus funcionários sabem que estão em um barco e podem junto com você planejar formas e alternativas de continuar a vender e atender os clientes. Discutam como fazer o trabalho de forma segura, novos horários e novas maneiras de atendimento que protejam a equipe e os clientes. Se todos na empresa tiverem clareza e informações consistentes sobre como agir, a cooperação pode gerar boas ideias e oportunidades. Mas cabe a você como líder do negócio, iniciar e manter esse movimento.

# Mantenha a comunicação com seus clientes
Enviar mensagens aos clientes é fundamental, para esclarecer que estratégias sua empresa está implementando para continuar a atendê-los. Use todos os recursos disponíveis, e nessa hora ter um banco de dados, um CRM, ou ferramenta de e-mail marketing podem facilitar as coisas.

#Esteja próximo aos seus clientes
Este é um ótimo momento para revisar o seu jeito de trabalhar, seu modelo de negócios e o jeito que sua empresa agrega valor ao seu público e entrega produtos e serviços.

Lojas podem oferecer entregas em casa, profissionais liberais podem atender online ou a domicílio seguindo os protocolos de segurança, usando máscaras luvas, distanciamento.

# Entrega em domicílio virou regra
Use serviços de motoboy para entregar os produtos que você produz e até alinhe com a equipe para que entreguem no entorno, ou área de atuação dos seus pontos de vendas.

#Tenha uma presença digital forte
Se você não fazia divulgação digital, comece agora, e se já fazia é hora de reforçar.
Divulgar seus produtos, serviços e sua marca nos canais online através do Marketing Digital, com atendimento online ou entrega à domicílio é essencial neste momento. Aprenda a fazer ou busque apoio de profissionais qualificados para garantir sua presença digital.

#Ganhe a confiança dos clientes e passe segurança

Informe todo o seu público por mensagens e canais digitais sobre os cuidados que você, seu negócio e sua equipe estão tomando para garantir a operação e atendimento sem riscos.

Estude fornecer máscaras para os clientes, ou atender com horário marcado, sem contato ou com o mínimo possível de contato e com quantidade de pessoas reduzidas.

Se faz entregas, destaque os cuidados que seus entregadores tomam e como seguem os padrões de prevenção e higiene.

Profissionais de salão de beleza ou barbearia por exemplo, podem ir até a residência dos clientes, com hora marcada para atendimentos exclusivos

#Estimule a cooperação criatividade e flexibilidade no time

No caso de garçons, será que eles não poderiam fazer as entregas a domicílio ou nos escritórios próximos? Se oferecer esta possibilidade e explicar aos clientes e aos colaboradores que vão fazer tudo com muito cuidado, minimizando riscos para preservar a saúde das pessoas e do negócio, todos poderão se engajar e vendas poderão acontecer.

#Faça uma força tarefa usando ferramentas e estratégias online

Varejistas, podem transformar seus atendentes em consultores e promotores, bastando orientar e dar treinamento rápido sobre sua marca, produtos e serviços.

Eles podem se tornar influenciadores digitais de sua empresa, usando o WhatsApp, o Facebook e o Instagram. Basta muní-los com materiais e conteúdos que você pode pedir para que especialistas produzam para você. Evite o amadorismo.

Eles podem até fazer as entregas e atendimentos, dependendo do tipo de negócio.

#Aproveite para planejar seu retorno pós crise e quarentena


A verdade é que o isolamento social liberou muito tempo na agenda de muitos profissionais e empreendedores.

Em 4 meses ou menos, segundo os especialistas tudo voltará ao normal e você precisa estar forte e organizado para sair correndo e se recuperar dos prejuízos.
Use este tempo para planejar seu futuro, reorganizar seus processos, criar novos produtos, se atualizar sobre o mercado, fazer cursos e estar preparado(a) para retomar com força total.

Há uma enorme variedade de cursos online gratuitos, ou muito baratos que você pode aproveitar agora, já que está com “algum tempo”, livre.

#Se o mundo está mudando rápido, inove e mude também!

Analise os serviços e produtos que você oferece e readapte ao novo cenário e necessidades. Evite ficar apenas na defensiva. Inove, ouse e pense em oportunidades de fazer, atender, entregar de forma melhor e mais alinhada com as necessidades dos seus clientes. Fique atento para onde o seu mercado está se movimentando e movimente-se junto para continuar servindo.

As necessidades das pessoas e das empresas continuarão existindo e com certeza, muitos setores irão ressurgir renovados e talvez um pouco diferentes.