Descubra como usar links patrocinados adequadamente
Uma das formas de promover um site e vender mais é fazer uso dos “links patrocinados”, que nada mais são do que anúncios publicitários veiculados em sites de buscas, portais, blogs e outras mídias online.
Um dos mais famosos serviços de links patrocinados é o Google Adwords, com o qual é possível criar campanhas de anúncios, analisar minuciosamente os resultados e aprender com eles para, enfim, melhorar sua performance.
Basicamente, uma campanha de links patrocinados adequada deve seguir o seguinte roteiro:
Planejamento:
O que você pretende? Vender um serviço? Aumentar a audiência do seu site ou blog? Enviar as pessoas para uma squeeze page e capturar e-mails? Defina o objetivo da sua campanha.
Definição do orçamento:
Estipule um valor diário para a sua campanha. Conforme os internautas clicam nos seus anúncios, o Google Adwords debita uma porcentagem deste valor. Os anúncios param de aparecer quando o orçamento diário é atingido.
Definição das palavras-chave:
Use a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords para escolher os termos relacionados ao seu site ou negócio mais procurados no Google. Faça uma lista com eles.
Criação dos anúncios:
Selecione uma palavra-chave da lista que criou no passo anterior e insira-a com coerência no meio do anúncio. Assim, quando ele for publicado, será facilmente encontrado pelos internautas.
Analise os resultados:
Use as estatísticas do Google Adwords e do Google Analytics para verificar se os anúncios estão cumprindo o objetivo traçado no planejamento;
Crie anúncios melhores:
Com base na análise de estatísticas realizadas na etapa anterior, tente otimizar os seus anúncios a fim de melhorar os resultados.
Como cada link tem um custo por visualização e/ou por clique para você que irá contratar o serviço, convém desenvolver anúncios com precisão e evitar erros que, por sua vez, podem ser traduzidos como “dinheiro jogado fora”.
Conheça os erros mais comuns na criação de campanhas de links patrocinados:
- Falta de planejamento
- Escolha de palavras-chave que não representam o negócio
- Ausência de palavras-chave no anúncio
- Falta de acompanhamento por meio do Google Analytics
Já uma prática altamente recomendada é a realização de testes A/B, que visam comparar variações de campanhas de anúncios com o objetivo de descobrir qual delas é a mais eficaz.
Além disso você pode usar conteúdos indexáveis no Google tentando ser listado nos resultados naturais, usar redes sociais, email marketing e recursos offline para promover seu site.
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