Antes de planejar um site, você precisa compreender o que é a sua empresa. Sem esta consciência, nada do que fizer terá o foco necessário para um crescimento contínuo e impactante.
Como, então, conhecer sua empresa? Existem algumas ferramentas simples e outras complexas, que podem lhe ajudar. Eis três delas a seguir:
• Quadro “Business Model Canvas”: para definir o modelo de negócios;
• Análise SWOT: para entender a empresa, os mercados e os concorrentes;
• Plano de Negócios: para planejar uma empresa a partir do zero.
O planejamento de site deve ter início tão logo você tenha delineado o foco da sua empresa por meio
das ferramentas listadas anteriormente. Só assim é que poderá refletir sobre assuntos como:
– O propósito do site
– O tipo (repense as suas definições do capítulo 1)
– O público-alvo
– A linguagem de programação
– A linguagem do conteúdo
– As palavras-chave
– O conteúdo em texto, imagem, vídeo, formulários, etc.
– O projeto gráfico
– As redes sociais que serão usadas em torno do site
– A utilização de blog e outros recursos para gerar audiência
– A estratégia de obtenção de links para otimização de site
Mas não se assuste com todos estes termos. Uma boa agência digital ou um bom profissional de webdesign saberá te orientar e te apoiar com tudo isso. O que você precisa se preocupar mesmo é como deixar claro para as pessoas que visitarem seu site quais problemas você ou sua empresa estão aptos a resolver para elas. Elas precisam sentir que chegaram a um lugar definitivo onde podem, através de seus serviços ou produtos, obter a solução que estão procurando.
Então pense na organização de sua mensagem, para que ela seja objetiva e atraente, conduzindo o cliente a buscar mais informações por meio de um contato direto. Se isso acontecer, seu site estará cumprindo seu propósito.
Quer receber uma análise gratuita sobre como ampliar a presença digital de seu negócio?
Gostou do nosso conteúdo e quer ir além?
Nós da Spar, temos as melhores soluções para otimizar o desempenho de seu negócio, potencializando seu poder de venda.
O que você acha de receber uma avaliação gratuita de sua presença digital oferecida por nossos especialistas em criação de sites?