A transformação digital já se tornou uma realidade e está impactando de forma irreversível a fora de viver, se relacionar e negociar.

Para cada artigo que você lê, você talvez veja uma definição diferente sobre o que é a transformação digital.

Aqui neste artigo nós apresentamos uma síntese sobre o que é a transformação digital e como não ser atropelado por ela.

Muitos líderes de empresas pensam que  a transformação digital é apenas fazer a integração de novas tecnologias digitais, ou postar em redes sociais ou mesmo usar softwares na nuvem,  como se isso tornassem sua empresa magicamente em negócios digitais.

Na verdade, isso é apenas uma fração do que o processo de transformação digital envolve.

O que exatamente é transformação digital?

Neste artigo de transformação e marketing digital, iremos abordar:

  • O que é a transformação digital?
  • Por que a transformação digital é urgente?
  • A minha organização precisa se transformar?
  • Como posso fazer a transformação digital acontecer?
  • O que a minha organização deveria estar a fazer?
  • Quem conseguiu a transformação digital?

O que é a transformação digital?

A transformação digital é uma mudança no comportamento de consumidores, trabalhadores, prestadores de serviços e comerciantes.

O mundo digital mudou a dinâmica das empresas, ele colocou o poder fortemente nas mãos do consumidor e o fato e as pessoas agora terem mais opções do que nunca, leva o mercado a se adaptar e esta nova realidade, se quiser a atenção delas.

Através de uma simples pesquisa no Google, consumidores são capazes de encontrar um número ilimitado de fornecedores, com dezenas de opções de ofertas.

Mas não só isso! A transformação digital deu voz ao consumidor.

Um único cliente descontente pode prejudicar a reputação de uma empresa, através de uma simples avaliação negativa que pode ganhar alcance inimaginável através das redes sociais

Os clientes estão cada vez mais conscientes dessa mudança de poder, e mais uma vez, isso os torna  cada vez mais exigentes.

Esse é o verdadeiro poder da era digital. Cidadãos comuns tem voz, tem vez, faz escolhas, e influenciam o mercado.

Então,  a definição de transformação digital passa ser algo muito além da tecnologia e passa a ser algo aplicado ao relacionamento entre as pessoas e sua forma de tomar decisões sobre vida e trabalho.

Isso muda o jogo, isso muda o cenário de negócios, isso muda tudo!

Neste cenário, o Marketing Digital é o grande responsável por trazer uma transformação positiva para as empresas que entenderem o momento e buscar formar de ocupar espaço neste universo digital em constante expansão.

Por que a transformação digital é urgente?

Se toda a transformação digital fosse somente de novas tecnologias, aparelhos e softwares, seria consideravelmente menos urgente.

Mas, como sabemos que o comportamento do cliente mudou, devemos nos adaptar muito mais rápido se quisermos sobreviver e manter nossos negócios operando com rentabilidade neste mercado cada vez mais competitivo.

Não basta mais ter apenas um site na Internet.

O Marketing Digital se torna cada vez mais indispensável no dia a dia das empresas, das organizações não governamentais, dos governos e dos profissionais liberais.

Mas meus clientes não mudaram, pensam alguns empresários ainda desavisados.

Pensar que seus clientes não mudaram e seu setor é o mesmo de sempre é o maior erro que algumas pequenas empresas e profissionais liberais cometem.

A transformação digital criou o cenário perfeito para que seus clientes “flertem com a concorrência” o tempo todo, pois agora seus concorrentes estão a distância de apenas um clique no computador ou celular.

Os clientes estão conectados praticamente 24 horas por dia e 365 ao ano e você tem que se adaptar.

Eles fazem compras on-line usando sites e conversam com amigos e com empresas em todo o mundo, através de aplicativos de ponta como o Skype, Google Hangout, WhatsApp, Instagram entre outras formas de conexão.

Do ponto de vista do marketing digital, os clientes não estão apenas comparando seus produtos ou serviços. Eles compram a experiência de fazer negócios com você.

É isso que torna a transformação digital tão urgente: criar boas e relevantes experiencia ao interagir com nossa empresa, nossos produtos e nossos serviços, pois acredite, ele vai comparar.

Além disso, quando se trata de digital, tanto indústria quanto comércio são impactados pois todos precisam:

  • Visibilidade online.
  • Recomendação sobre o produto ou serviço.
  • Uma audiência mais ampla.
  • Um planejamento de marketing digital eficaz.

A minha organização precisa de transformação digital?

A essa altura do texto, você já deve saber a resposta para esta pergunta.

Um passo crucial na transformação digital é entender como sua organização é madura digitalmente. Sem uma avaliação honesta, pode ser difícil, iniciar um processo de transformação digital e alcançar sucesso na rede.

O fato de você estar lendo este artigo, já é um indicador de que você já está atendo ao movimento que existe no mercado.

O próximo passo é encontrar empresas que além de tecnologia de ajude a implementar inteligência digital nos seus processos de negócios.

Acredite, qualquer tamanho de negócio pode se beneficiar das maravilhas que a transformação digital trouxe para a vida das pessoas e para os negócios.

Há soluções de todos os tipos e para as mais diversas capacidades de investimento.

Não importa se você é um profissional autônomo, tem uma pequena loja ou salão de beleza, ou se já possui dezenas ou centenas de colaboradores.

Você pode iniciar hoje, um processo de transformação digital em seu negócio.

Para ajudar a alavancar transformação digital da sua empresa, reflita sobre estes pontos:

  • Você acredita que seus clientes estão na internet?
  • Quanto sua estrutura organizacional é compatível com o digital?
  • Sua empresa pensa em aproveitar o marketing digital para crescer?
  • Será que revistas, folhetos e outras mídias ainda funcionam em seu mercado?
  • Que experiência sua empresa está oferecendo ao seu cliente?

Ao responder a estas questões, você pode começar a elaborar um plano de presença digital e iniciar a transformação necessária para se manter no jogo dos negócios lucrativos.

Você pode estudar e tentar sozinho. ou buscar ajudar neste processo.

Continue navegando em nosso web site, acesse nossos materiais educativos e se precisar de ajuda, vamos conversar.

Sempre há um caminho mais rápido e mais fácil quando se decide evoluir nos negócios.