Peças fundamentais no universo corporativo e responsáveis por conectar empresários de todos os segmentos em ambientes de networking, os cartões de visita tem uma rica história que colaborou para que eles tivessem hoje a relevância que conquistaram.

Eles surgiram despretensiosamente, em mesas de jogos de carta do século XVII, onde eram usados para assinalar e assegurar o pagamento de dívidas. Na França, durante o reinado de Louis XIV, eles evoluíram para cartões de saudação, usados para apresentar com pompa a elite da época.

Mas foi mesmo para os lados da Inglaterra que apareceram os verdadeiros precursores do modelo utilizado atualmente. Eram os “Tradecards”, os cartões comerciais. Eles funcionavam como uma espécie de propaganda e também davam direções de acesso, já que, naquela época, a sinalização e localização formal dos pontos comerciais era precária.

Os “Tradecards” eram impressos em tons monocromáticos com a técnica da xilografia (como um carimbo) ou Letterpress (tinta sob um relevo, e pressionado contra o papel).

Apesar do aumento de sua popularidade ao longo dos anos, os cartões de visita sempre foram relacionados a contatos comerciais e ligados à prospecção e manutenção de negócios em geral e não ao contato social, para o dia a dia.

 

O cartão de visitas na Era Digital

Com o soar da modernidade e os avanços tecnológicos que sempre apresentam novas possibilidades às formas tradicionais de comunicação, o cartão de visitas hoje é tão indispensável que precisa estar sempre à mão.

Além das inúmeras possibilidades de obtê-lo por meio de criação gráfica especializada e impressão de alta qualidade, surgiram formas de transmiti-lo digitalmente, tanto como uma imagem que represente o cartão como o conhecemos, quanto de forma interativa, linkado à redes sociais voltadas exclusivamente ao universo profissional.

Uma das vantagens deste tipo de plataforma é não estar atrelada necessariamente ao contato físico com o cartão recebido, podendo acessá-lo de qualquer lugar, a qualquer hora, pela internet.

Listamos abaixo duas plataformas para criação deste tipo de cartão e compartilhamento de contatos, que podem ser úteis para você:

 

1 – Cartões de Visita 2.0 

Possibilita criar facilmente um cartão de visitas digital para qualquer situação contendo uma foto de capa, foto de perfil e descrição personalizada. Os cartões podem ser compartilhados com qualquer pessoa através de texto, correio eletrônico, código QR ou NFC. Novos contatos podem se conectar imediatamente com você em redes sociais ou salvar os seus dados de contato diretamente nos seus telefones. Possui linkagem com Facebook, Google+, Twitter, LinkedIn e Skype.

 

2- Haystack

Promete a criação de um cartão de visitas digital em 30 segundos e possui um assistente digital para facilitar o processo.  Tem algoritmo de aprendizado e corrige automaticamente cartões digitalizados.