A nova estratégia para atrair clientes para sua empresa é fácil, mas não é simples de implementar, porém pode ser mais assertiva que outras ferramentas utilizadas para fazer marketing

O inbound marketing é uma estratégia que envolve criar, organizar e entregar conteúdo relevante ao seu público.

Para que tudo funcione de maneira correta e se tenha o resultado esperado é necessário que o marketing de conteúdo e a comunicação de vendas da empresa estejam em sintonia.

É preciso ter bem claro, que o inbound marketing é uma estratégia inovadora que pode trazer uma nova visão de trabalho, baseada em conquistar o interesse das pessoas. Nele, a intenção não é simplesmente vender, mas atrair os potenciais clientes, comunicar-se com eles, entender suas necessidades, ajudá-los, encantá-los e, por fim, fidelizá-los, para que voltem a comprar e indiquem novos negócios.

Ou seja, o inbound marketing não realiza ações de massa e sem direcionamento para para o público em geral, como o marketing tradicional ainda faz. A ideia é focar seus esforços em atrair as pessoas certas. Para essa nova estratégia, a ideia é que a maioria das pessoas que viram o seu conteúdo, sejam qualificadas e comprem seu produto.

 

Como funciona o Inbound Marketing?

 

O primeiro passo é fazer com que o público chegue até seu conteúdo e interaja com ele. Para isso, seu material precisa ser relevante e entregar informações claras e pistas interessantes sobre como resolver os problemas de um universo específico.

A ideia é fazer com que desconhecidos se tornem interessados, depois interativos, passando a clientes e depois a fãs da marca.

Para isso, você pode usar publicações relevantes feitas em blogs, ações nas redes sociais, podcasts, vídeos expositivos ou videoconferências, newsletters, e-books, infográficos e outras formas de distribuição de conteúdos.

A medida que você conhece seus leads, prospects e clientes, você pode personalizar ainda mais sua comunicação de marketing e vendas, criando um círculo virtuoso e escalável de negócios através do inbound marketing.

Outro aspecto importante do inbound marketing é a compreensão de que uma lista de contatos, ou de clientes significa um ativo a ser trabalhado. Então manter contato sempre, se relacionar de forma positiva e proativa com sua lista faz toda a diferença para a geração de novos negócios e consequentemente o aumento dos resultados da empresa, produzindo mais dinheiro com os contatos que ela já possui.

Para isso, mantenha o contato com esse cliente e o encante a cada dia, seja com novos materiais, dicas para o negócio dele e convites para eventos (se for o caso). Você pode telefonar de vez em quando para saber se está tudo certo, com os produtos ou serviços que ele contrata de você. Ele precisa se sentir especial sempre. É essa sensação que vai fidelizá-lo à sua empresa.

O inbound marketing é a ferramenta ideal para quem busca conquistar um público qualificado, atraindo novos interessados, utilizando a produção de novos conteúdos relevantes sempre relacionados aos seus produtos e serviços, além de conduzir as vendas de forma mais direta. Trata-se de uma metodologia muito estratégica que pode ser aplicada por qualquer empresa e em qualquer segmento de negócio.

 

Precisa de ajuda com Inbound Marketing?

 

A Spar é especialista em traçar estratégias de Inbound Marketing para empresas interessadas em dar um up na comunicação com seus clientes e vender mais. Bata um papo com nossos especialistas e descubra como você pode revolucionar as perspectivas de seu negócio com nosso auxílio profissional.