O processo de produção de qualquer tipo de propaganda – o Vídeo Marketing passa pelas 7 etapas da criatividade listadas por Roberto Duailibi e Harry Simonsen Jr. no livro Criatividade e Marketing. Confira:

IDENTIFICAÇÃO:

Definição do problema a ser solucionado.

PREPARAÇÃO:

Entrevista, pesquisa, observação e documentação do tema.

INCUBAÇÃO:

Tempo livre para reflexão e maturação da fase de preparação.

AQUECIMENTO:

Os dados maturados são discutidos intensamente.

ILUMINAÇÃO:

No aquecimento ou após, emergem insights com soluções.

ELABORAÇÃO:

Transformação do insight em concretude.

VERIFICAÇÃO:

Análise e otimização da solução. Observe que na fase 6, Elaboração, que visa a transformação das ideias em uma solução con- creta, será necessário seguir as etapas de criação de vídeos, listadas a seguir.

TIPO:

Você pretende criar um Vídeo Marketing, documentário, reportagem, vídeo institucional, videoaula, vídeo promocional ou outro estilo? Escolha o que se encaixa melhor à sua ideia.

ROTEIRO:

Crie um script de apresentação ou roteiro, que você poderá fazer em uma folha de rascunho ou, se preferir, em um aplicativo como o CELTX, que é grátis e permite editar roteiros cinematográficos e audiovisuais, entre outros.

FILMAGENS:

faça as filmagens em ambiente ideal e com figurino apropriado. Você poderá usar desde equipamentos de baixo custo como celulares até câmeras profissionais.

EDIÇÃO:

Use softwares de edição de vídeos como o gratuito Windows Live Movie Maker ou o pago Adobe Premiere Pro para cortar, juntar, inserir efeitos e outros recursos na filmagem.

Se você não domina nenhuma destas ferramentas, não se preocupe. Saiba que poderá contratar estúdios profissionais como o da SPAR, que oferecem soluções completas em produção de vídeos para empresas, professores, universidades, escolas, empreendedores, profissionais liberais, autônomos, diretores de cursos EAD e muito mais!

Gostou das nossas #SparDicas e quer ir além?

A Spar tem soluções completas para estruturação de campanhas de vídeo marketing, além de possuir um estúdio para gravações e ilha de edição com tecnologia de ponta.

Quer conversar com nossos especialistas e saber um pouco mais sobre como podemos potencializar sua comunicação audiovisual com seu público-alvo?

Clique aqui e ganhe uma consultoria gratuita sobre estratégias de vídeo marketing na medida certa para sua empresa.