A criação de sites envolve uma porção de questões técnicas, que também devem ser compreendidas durante a fase de planejamento, além da aparência e do conteúdo, conforme já explicamos no post sobre “Como ter um site que funcione para seu negócio”. São elas:
Plataforma:
Você precisará decidir se usará uma plataforma de desenvolvimento como o WordPress ou o Joomla (que vêm com códigos prontos) ou se preferirá criar um site com códigos gerados a partir do zero por meio de linguagens de programação como o HTML5 e o CSS, entre outras.
Como dito anteriormente a empresa escolhida deve te orientar sobre o que é melhor para você.
Internet Protocol (IP):
É um número que identifica e endereça pacotes de dados na internet. Todo site tem um. Para saber do que se trata, visite “Meu endereço IP”, onde é possível descobrir o IP de qualquer site. Não há muito com o que se preocupar, seu provedor vai cuidar disso para você.
Domínio:
É a interface do IP. Como o IP é um número grande, fica difícil memorizá-lo. Daí convencionou-se lhe conceder um nome fácil de ler e lembrar, que passou a ser chamado de domínio.
Exemplos: Este domínio irá chamar o seu conteúdo, que estará em algum servidor de internet. Ele vai identificar o IP associado ao domínio e entregar o conteúdo na tela do usuário.
Subdomínio:
É um endereço similar ao domínio, mas que está hierarquicamente abaixo. Ele serve como suporte e atalho para serviços como um fórum, um chat ou outro recurso dentro de um site.
Servidor:
os sites são armazenados em um computador potente chamado de servidor, que gerencia o tráfego de informações com os outros computadores ligados à rede mundial de computadores.
Hospedagem:
Cada domínio é armazenado em um servidor, que passa a ser identificado como “Host” (Hospedeiro). Este, por sua vez, decodifica os IPs/ domínios e expõe a interface dos sites na web.
Trata-se de um serviço que deve ser pago mensalmente, ao passo que as empresas do ramo oferecem pacotes de hospedagem de sites. Aqui é bom tomar cuidado para fazer negócio com empresas idôneas e comprometidas com os clientes. É aquela história, o barato pode sair caro.
A hospedagem de sites inclui, ainda, espaço em disco para web, espaço em disco, contas e redirecionamento de email, transferência mensal de dados, entre outros recursos, que podem encarecer ou baratear o custo de manutenção.
A manutenção, por fim, é como são chamados os encargos financeiros e intelectuais destinados ao mantimento do site para acesso na web ao longo do tempo, caso você precise e não tenha criado um site que você mesmo não possa atualizar.
Quer receber uma análise gratuita sobre como ampliar a presença digital de seu negócio?
Gostou do nosso conteúdo e quer ir além?
Nós da Spar, temos as melhores soluções para otimizar o desempenho de seu negócio, potencializando seu poder de venda.
O que você acha de receber uma avaliação gratuita de sua presença digital oferecida por nossos especialistas em criação de sites?